Kit Primeira Horta - Salsinha
Kit completo para plantar temperos deliciosos. Vasinho, pratinho, composto especial para plantio, argila e sementes. Tudo muito fácil, prático, rápido, limpo e divertido.
Tenha a experiência de trazer para dentro de casa um pouquinho da rica natureza que nos faz relaxar, relembrar as origens do planeta e da vida que existe em cada detalhe. Cuidar dessa hortinha deixa tudo mais divertido no dia a dia, deixa mais colorido e cheio de vida.
Planta de tamanho médio. Tem um aroma suave e sabor agradável.
O cultivo da salsa existe há muitos e muitos anos, sendo uma das ervas aromáticas mais populares da gastronomia mundial. É curioso que já teve fama de dar azar, até que os romanos pararam com isso e a tornaram no tempero preferido. Todo bom cozinheiro já temperou de salada a carnes e peixes, com ela. A Salsinha é campeã! Quem não tem carinho por ela, bom sujeito não é.
O que você vai precisar?
Essencialmente nada além do que tem já tem neste kit. É essa a ideia! Tudo muito fácil, prático, rápido, limpo e divertido!
Princípios básicos do cultivo:
O principal fator a ser considerado é a escolha do local do vasinho. Praticidade e decoração é o que queremos, só não podemos esquecer da incidência de luz, que é fundamental. O ideal é pensar em um lugar de fácil acesso para facilitar a rega, colheita, poda e acompanhamento em geral. Se a água estiver um pouco longe, você pode deixar um borrifador por perto para facilitar. Outra coisa, eu sei que você sabe mas, não custa relembrar. Água e sol são elementos fundamentais.
Esse equilíbrio pode gerar dúvidas mas você pega o jeito. Sem sol, as plantas não conseguem se desenvolver bem e todo o processo vital fica meio “entristecido”. Sol direto e em grande quantidade, pode ressecar demais... Não queremos isso, não é?
Uma dica legal: Prefira regar pela manhã, antes do horário mais quente. O sol da manhã é sempre mais apreciado pelas plantinhas. Não tem problema se for o sol da tarde, só cuidado para não exceder umas 4 horas direto. Cuidar disso faz toda a diferença. A poda deve sempre ser feita de cima para baixo ou de fora para dentro. Prefira tirar as folhas, flores e caules do topo deixando as de baixo.
É que funciona assim: A energia da plantinha se concentra nas partes mais próxima ao solo, que é de onde vem os nutrientes. Já imaginou o esforço para levar todo esse alimento lá para topo? Deixar um caminho menor para ela percorrer, ajuda e é favorável.
Passo a Passo
1- Vamos começar a preparação! Antes de mais nada, desembale nosso kit. Remova a cinta de proteção.
2- Separe os componentes. Pratinho, saquinho com composto especial e envelope de sementes. A argila pode deixar no fundo do vaso.
3- Você sabe o motivo da argila ficar no fundo do vaso? Ela auxilia o crescimento saudável pois retém os nutrientes das plantas. Além disso, ela também melhora a drenagem, evitando o excesso de água no vaso.
4- Mas vamos em frente! Coloque o pratinho embaixo do vaso. A base do preparo, que é o nosso composto especial, já está no kit. Para mantê-lo mais protegido, ele está em um saquinho. A ideia é que você abra ou corte com cuidado o saquinho e depois coloque todo composto dentro do vaso. Esse composto já está preparado com terra, substrato e NPK 04-14-08 PORTAL, da melhor qualidade. Foi especialmente preparado para nutrir e abraçar nossas sementinhas. Isso é um reforço e tanto para germinar e crescer feliz.
5- Agora sim! É hora de usar seus dedos (ou qualquer objeto pontudo como tampa de caneta ou cabo da colher). Vamos fazer uns buraquinhos na terra de 0,3 a 0,5 cm de profundidade. Quanto menor a semente, menos necessidade de afundá-la. Deixe um espaço de aprox. 2-3 cm entre os buraquinhos. Agora, se quiser algo mais prático, pode pular para o passo 8.
6- Chegou a hora das preciosidades! Rasgue o envelope e retire o sache de dentro, é nele que está a principal razão do nosso vasinho. Corte o sache de sementes com cuidado (algumas são muito pequenas) e separe um pouco para cada buraquinho feito anteriormente. Pode usar todas elas se quiser! Mas lembre-se, quanto mais sementes germinarem mais "brigarão" pelos nutrientes do composto fazendo com que se desenvolvam menos.
7- Devidamente alocadas? Ótimo! Agora é só cobrir as sementes bem levemente com um pouquinho da terra. Não devemos compactar o solo, isso só dificulta a vida da nossa sementinha. Conseguiu? Ótimo! Se está aqui, pode passar pro passo 9.
8- Bem, se pulou pra cá já entendemos que está ansioso. Lembre que a jardinagem é um hobby e precisa de um pouquinho de paciência também. Mas seguindo, rasgue o envelope e retire o sache de dentro, é nele que está a principal razão do nosso vasinho. Corte o sache de sementes com cuidado (algumas são muito pequenas). Você pode espalhar as sementes dentro do vasinho. Aí precisa cobri-las com um pouco de composto por cima. Pode chacoalhar o vasinho ou colocar a terra com a mão mesmo. Só atente para que as sementes fiquem cobertas e não devemos compactar o solo pois isso só dificulta a vida da nossa sementinha.
9- Água, sim! As sementes precisam de água para germinar e começar o enraizamento. Pode colocar +-30ml (2 colheres de sopa), delicadamente. Nessa fase, prefira regar com borrifador ou tenha cuidado na hora de colocar água para não prejudicar e deslocar as sementinhas. Pronto!
10- Agora é só aguardar a natureza se manifestar. Nessa fase, as sementes gostam um pouco mais de umidade e não precisam de sol forte. Acompanhe pois a maioria das sementes germinam em até 20 dias.
11- Na rotina do dia a dia, você deve apenas ter certeza que não está tudo muito seco por lá. Claro que cada ambiente é único mas, normalmente, 30ml a cada 1-2 dias já resolve. Dica: Uma maneira simples de saber se precisa regar é tocar a superfície do solo com seu dedo. Sinta se está úmido ou seco. Se estiver seco, pode regar. Se úmido, pode esperar sem medo.
Pode acontecer da minha sementinha não germinar? Sim, pode. A germinação não é uma ciência exata e depende muito do meio para se desenvolver. As sementes escolhidas no nosso produto PRIMEIRA HORTA são sementes que tem maior facilidade de desenvolvimento e germinação e por isso foram escolhidas.
Cuidados importantes:
- SOL: O legal é 2-3 horas de sol por dia. Luz natural é adorada. Preferência sol da manhã
- REGA: Prefira borrifador até que a planta já ultrapasse 10cm de altura
- ÁGUA: Regue na medida, de preferência pela manhã, antes dos horários mais quentes
- COLHEITA: Apesar de criarmos vinculo, a plantinha foi feita para ser consumida. Colher e podar garante renovação e vitalidade para o ciclo natural delas.
- VIDA: Cada sementinha é um ser vivo, precisa de água, luz e muito carinho.
Germinação: 10-28 dias
Colheita: 100-110 dias
Regar: Molhar se a superfície estiver seca.
Sol: Curte o Sol, sem esturricar, melhor.
Calendário: Clima ameno
Medida (cm) aprox. vasinho: Ø Superior 12 / Ø Inferior 8,6 / Altura 9,5 / Volume(l) 0,7
Medida (cm) pratinho: Ø Superior 9,8 / Ø Inferior 8,3 / Altura 1,7